Pensando no Futuro - Designer de Moda


Oi gente ! Obrigado por todos os comentários elogiando o primeiro post deste quadro Pensando no Futuro, e se você perdeu a estréia do quadro que teve como primeira profissão Fotógrafa clique aqui para ler. E segunda profissão será Designer de Moda, que também pode  ser interpretada como Estilista mas eu irei usar o tero Designer de Moda :) E para ler mais sobre está profissão é só clicar em Leia Mais 


O que é ser um designer de moda ? O designer de moda é o profissional que usa suas habilidades, imaginação e criação gráfica para a confecção de desenhos modelo nas mais diversas áreas, como roupas, acessórios, decoração...

Formação: Hoje as faculdades e escolas de ensino técnico propõem vários cursos de Moda e Design que podem ter duração de 2 a 4 anos. As disciplinas como história da arte, modelagem, corte e costura, podem contribuir e aprimorar muito as habilidades natas de cada designer. Após o término dos cursos superiores, existem os cursos de especialização, que distinguem as variações entre design de moda, gráfico, industrial entre outros.
Mercado de Trabalho: Há grande crescimento de mercado para um profissional de design de moda, uma vez que a demanda por produtos relacionados ao mundo da moda cresceu progressivamente nos últimos anos. Atualmente, como o profissional não atua somente na produção de roupas, a procura para se ter um designer de moda é cada vez maior. Apesar da concorrência acentuada, um designer pode facilmente se destacar dos outros profissionais pela criatividade

Ali em cima eu falei um pouco sobre a profissão, para vocês poderem estar por dentro do que rola mais ou menos nesta profissão, agora vocês verão uma entrevista com uma Designer de Moda que eu preparei especialmente para vocês !! Vai descendo :)

A Designer de Moda Cecília conta...

Como você começou ?
Minha paixão por moda surgiu na minha infância, minha mãe tinha uma confecção caseira e uma lojinha de roupas próxima a minha casa, eu dava muitas opiniões na execução das roupas, na escolha das peças e me habilitava a toda semana montar a vitrine da loja. Mal sabia que eu já era uma profissional de moda naquela época, porém eu nunca tinha ouvido falar de faculdades de moda em Recife e o máximo que pensei foi fazer Arquitetura porque Artes Plásticas estava fora de cogitação, não era uma profissão bem vista. Mas no terceiro ano me apaixonei por literatura e por causa disso fui fazer letras, só tinha 15 anos e ninguém para me auxiliar na escolha certa.
O que faz um designer de moda? Como é o seu dia-a-dia?
Bem essa é uma pergunta difícil, um dos mitos de se formar em Design de Moda é que todos costumam achar que você é um estilista ou apenas um profissional de criação. No programa no qual sou produtora executiva o Closet, tratamos de desmistificar isso, pois existem muitas profissões ligadas à moda e a maioria delas não necessariamente na área de desenvolvimento de produto. Então uma pessoa formada em moda pode atuar, no desenvolvimento, no comercio, na produção ou na divulgação de um produto de moda. Eu por exemplo, sou professora, atuo como jornalista, produtora e consultora de imagem, além de um monte de outras funções que acabo agregando por causa do programa. Meu dia-a-dia não tem rotina, uma coisa peculiar de quem trabalha com moda é ausência de rotina para alguns é ótimo, outros não conseguem conciliar tão bem, às vezes estou na frente do computador até as quatro da manhã, terminando uma pauta, uma palestra ou uma aula.
Qual foi seu maior desafio na profissão?
Na verdade meu maior desafio ainda é ser vista com mais respeito pelas pessoas que não são do meio, muitos ainda acham que passo o dia preocupa em harmonizar um “look” e esquecem todo o processo que envolve esse setor, além de toda parte criativa e por que não dizer artística as pessoas esquecem que através das suas roupas podemos contar a historia da humanidade e até mesmo analisar seu comportamento, que mesmo aqueles que são avessos a moda de alguma forma estão emitindo uma opinião e manifestando um posição, isso acontece o tempo todo na historia da humanidade.
Qual a importância do estágio na sua área?
O estagio é a melhor maneira de desmistificar a sua futura profissão, e principalmente perceber em que parte da cadeia da moda você quer colocar suas energias. Eu por exemplo ainda tenho minha parte de desenvolvimento de produto que é muito colocada a prova na faculdade, mas sou péssima com a maquina de costura e uso meu lado de desenvolver produto como um Hobby, mas não tenho pretensão de fazer disso um meio de sobrevivência.
Como é o mercado da moda?
Competitivo, muito competitivo, e além de tudo o seu conhecimento e ciclo de amizades ajuda bastante, costumo dizer aos meus alunos que nessa área quem não é visto não é lembrado.
Na entrevista procurei fazer perguntas, que geralmente são as principais dúvidas de quem pretende seguir uma profissão como essa... 
Espero que tenham gostado, das informações e da entrevista com a Cecília, se tiverem mais dúvidas sobre está profissão comente, que vou responder. Bem é isso, se curtiu o post, comente ! Beijos e não se esqueça terça - feira que vem tem mais Pensando no Futuro !!

9 comentários:

  1. Deve ser bem legal trabalhar com isso, mas atualmente estou querendo fazer jornalismo! Heheh!
    Ainda bem que tenho tempo para pensar! ^^

    Beijos, Carol!
    Controvérsias

    ResponderExcluir
  2. deve ser legal essa profissão,mas não combina comigo!

    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu aaaaaaamop moda,gostaria de ser estilista.

    ResponderExcluir
  4. Acho uma profissão lindíssima.
    Amei o post.

    Tô seguindo aqui e te convido a conhecer o meu cantinho:

    http://pintandoavaidade.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Acho uma profissão bem legal, pra quem gosta.
    E inspiradora também.
    http://deadolescenteparaadolescenteporbia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muita vontade de fazer também e adorei esse post ficou ótimo e ajudou e tirou muitas dúvidas! Beijos
    pimentacupcake

    ResponderExcluir
  7. Eu acho super legal essa profissão.
    Ai já pensou vc pode ir em alguma festa sempre com vestidos e roupas exclusivas *-*
    UiiUii

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA

    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br, OBRIGADO POR TER ENTRADO NO MEU BLOG, AGRADEÇO MUITO VOTE SEMPRE. AMEI A SUA PARTICIPAÇÃO, E O SEU BLOG É MARAVILHOSO. ESTOU PARTICIPANDO DO SEU BLOG.

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber sobre essa profissão.
    Assim como a fotografia,que faço amadoramente,
    gosto de criar roupas para minhas Bonecas,
    mas também são criações amadoras.
    Obrigada pela visita em meu blog,
    sempre que possível acompanharei este quadro,
    parabéns pela ideia de cria-lo ele
    é muito interessante.
    Abraços.
    ~>barbieseumundopink.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam muito bem vindos !
Obrigada por comentar e fiquem a vontade c:
Retribuo todos !
Aceita o seguindo, segue de volta ? Sim, se você comentar sobre o post e estiver me seguindo de verdade :)
Divirtam-se ! :D